28/07/2012

Viagens / Uma casa Portuguesa com certeza

Em Agosto vou para Portugal, e estou fazendo várias pesquisas sobre a cultura desse povo que veio para o Brasil influenciando também a nossa, descobri que uma música que cantei muito quando criança, e conhecida mundialmente foi dedicada para muitas famílias portuguesas. O poeta Reinado Ferreira em 1950, com a sensibilidade dos versos ele conseguiu tocar várias pessoas num momento de transformação de vida e aprendizagem  na imigração portuguesa para São Paulo e Rio de Janeiro em especial. Lembrando-me também da situação de vários Brasileiros inclusive da minha que depois vocês terão mais detalhes. Hoje para mim ela não é só um poema musicado é um hino que de alguma forma consolou e aliviou muitas famílias.



A presença marcante da interpretação de Amália Rodrigues e seu sucesso no Brasil, seu papel de destaque na divulgação do fado no mundo (considerada a embaixatriz do fado) encontram-se vinculados às ações de propaganda do governo salazarista que tinha como foco atuar nas casas e associações lusitanas.

O poema enfatiza as referências de um Portugal pequenino,  no lar humilde de paredes caiadas, cortinas na janela emoldurando o luar e o sol de primavera, a imagem da singeleza é compensada pela alegria, franqueza, carinho e acolhimento. A hospitalidade de compartilhada o caldo verde, o pão, o vinho, as uvas douradas, fazendo alusão às tradições lusas, com as lembranças dos odores, "o cheirinho do alecrim" e das rosas no jardim.
Como campainhas memórias, o conjunto de menções permite o resgate das memórias (vividas ou transmitidas) das aldeias e da casa portuguesa da infância ou deixada na partida. Os portugueses aqui estabelecidos se identificavam com a canção e a cantavam frequentemente, por outro lado, as mensagens constitutivas dos versos foram subjetivadas e incorporadas, levando o ouvinte ao exercício de rememorar e se emocionar. Também os não portugueses constroem as representações do grupo por meio da canção..

Então gostaram do momento cultural, vocês já tinham ouvido essa música antes?
Sintam-se livres para deixar comentários, sugerir assuntos e mandar os seus depoimentos.
Bjks♥

Um comentário:

  1. Eu sempre ouvi essa música, só agora fiquei sabendo o significado da letra, nunca mais ela será a mesma pra mim! bjs Elis.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos, seu comentário é muito importante!
Deixe o endereço do seu Blog, para que eu possa fazer uma visitinha e te conhecer melhor tá.